Header Ads

Gastronomia Sergipanas

O amplo sentido da palavra viajar nos leva entre outras coisas, a conhecer as belezas naturais, os atrativos culturais, os costumes dos povos, o artesanato e os sabores do lugar. Delícias do sertão e do mar são um atrativo turístico à parte, quando nos referimos à gastronomia sergipana. Caranguejos, aratus, siris, robalos, carne do sol, queijo de coalho, beijus, suco de mangaba, cajuroska, licor de genipapo, pirão de pitu, macaxeira, inhame...
Gostosuras que dão água na boca de qualquer ser humano são oferecidas nos diversos bares e restaurantes de Aracaju e de todo o estado.

Café Nordestino

Café NordestinoCafé Nordestino
Não é um prato único, mas uma combinação de diversas e deliciosas opções da gastronomia nordestina. Rico em nutrientes e agradável ao paladar é composto de bolos - milho, puba, macaxeira, ovos -, torta de macaxeira com queijo de coalho ou carne seca, inhame, carne do sol, cuscuz de milho e de arroz, beiju de tapioca e outras delícias compõem o cardápio.

Caranguejo

CaranguejoCaranguejo
Na cultura do sergipano estão presentes uma mesa, um tamborete, um martelo de madeira e saborosos caranguejos. Servido cozido na água, sal e limão, catado em casquinhos, como recheio de pastel, ou ensopado, patinhas à milanesa ou vinagrete, o caranguejo encanta os que têm o prazer de provar esta delícia da culinária sergipana.

Pirão de Peixe

Pirão de PeixePirão de Peixe
Preparado à base de leite de coco, dendê, ou simplesmente com azeite e tomate, cebola, pimentão, coentro e cheiro verde, é um prato que encanta e satisfaz o paladar.

Pirão de Pitú

Pirão de PitúPirão de Pitú
Pescado nas águas dos rios que cortam Sergipe, o pitu é uma espécie de lagostim de água doce muito saborosa. Preparado cozido rende uma refeição com um delicioso pirão. Na água e sal, um ótimo petisco de lamber os dedos.

Sucos e Sorvetes

Variedade de sucos e sorvetes feitos a base das frutas tropicais naturais é um forte apelo ao paladar do mais exigente turista. Entre tantas frutas deliciosas tipicamente nordestinas, destaca-se a mangaba, com sabor ao mesmo tempo doce e amargo e com uma substância que dá a sensação de colar os lábios. Dizem que é este “visgo” que faz o visitante voltar, ou, ficar por aqui para sempre.
Fonte: sergipetradetour

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.